Equipamentos de alta tensão possuem internamente dielétricos que garantem o isolamento da parte energizada com a carcaça do equipamento. Em sua maioria, os tanques são preenchidos com óleo isolante, que sofrem degradação por temperatura elevadas ou descarga internas decorrentes do funcionamento normal do equipamento. A recomposição das características físico-químicas do óleo isolante garante a estabilidade de funcionamento, sendo um dos processos mais difundidos a regeneração do óleo isolante, em casos que o a interrupção de energia não é viável, a recomendação é o tratamento em regime energizado.
A análise do óleo isolante, através de ensaios cromatográficos e físico-químicos, possibilita a identificação das condições de isolação, o estado de envelhecimento e degradação, permitindo atuar de forma preventiva quanto a possíveis falhas e danos aos equipamentos. Os serviços podem ser complementados com substituições de componentes, processo de secagem ou mesmo substituição da carga de óleo isolante.
A vida e confiabilidade destes equipamentos, a partir de análise, pode ser estendida através de tratamento e regeneração do óleo isolante, sendo um dos meios mais utilizados o processo termo vácuo, podendo em situações especiais onde não exista a possibilidade de parada ou condições de remoção que ser realiza em regime energizado.
Situações extremas ou mesmo de caráter emergencial, a melhor relação tempo e benefício pode levar a troca de óleo isolante por nova carga de óleo regenerado ou mesmo carga nova de óleo isolante, podendo ser realizado em campo ou nas unidades da empresa. Os parâmetros técnicos são disponibilizados ao cliente para correta para melhor decisão técnico-econômica.
As condições ambientais exigem o gerenciamento de passivos ambientais, transformadores mais antigos ou mesmo que passaram por processo de reforma devem passar por ensaios de cromatografia e teor de PCBs.
Parte importante no processo de análise é a coleta de amostras, evitando contaminantes ou interferência, procedimentos previstos e descritos em norma específica.
Para a realização análises de características físico-químicas, cromatográficas e teor de PCBs em óleo isolante disponibilizamos possui equipe treinada para coleta em campo, garantindo a integridade da amostra.
Estamos equipados com unidades móveis de regeneração de óleo isolante em campo por processo termo vácuo (inclusive em regime energizado) e ciclo contínuo de 24 horas nas instalações dos clientes.